Florescer em comunidade de aprendizagem

  Florescer em comunidade   Florescer em comunidade de aprendizagem. Sessões de trans-formação e desenvolvimento pessoal. Tema de fevereiro: O que é uma educação global na prática? 28 de fevereiro. 9.30h. às 17.30h.

O que são? Sessões de aprendizagem focadas em estratégias e práticas de educação global, empreendedora, holística e participativa. Para quem? Professores-educadores-famílias, pessoas motivadas em ser agentes de mudança em contextos escolares e de aprendizagem. Como fazemos? Propostas de atenção plena, conexão e reflexão-ação. Incluem-se momentos de terapia artística, diálogos transformadores e co-criação de práticas construtivas para o dia-a-dia. Porquê? Porque é essencial vivenciarmos uma rede de mudança, com tempo e espaço para uma aprendizagem consciente em comunidade. Quem co-facilita? Teresa Mendes e Teresa Manuel (fundadoras da Associação Florescer).  

Temas de desenvolvimento: * Inovação e novos paradigmas de transformação na educação. * Educação global, empreendedora, holística e empreendedora - fundamentos e práticas. * Estruturas de aprendizagem comunitária, o ensino doméstico e as escolas públicas e privadas. * Redes locais, nacionais e internacionais de educação e as comunidades de aprendizagem. * Passos e responsabilidades pessoais para realizar a mudança na educação "Fazer pequeno e pensar em grande!"  

Principais estudos, experiências críticas e exemplos práticos: * Escola da Ponte – Escola pública portuguesa. * Experiências de comunidades de aprendizagem - Associação Florescer, associação Enraizar e outros projetos integrados na Rede Educação Viva. * Principais referências de estudo: Jiddu Krishnamurti, Rudolf Steiner, John Holt, Maria Montessori, Paulo Freire e José Pacheco. * Tese de mestrado "Educação Empreendora. Uma visão holística do empreendedorismo na educação" com o estudo de caso da Escola da Ponte. Teresa Mendes (Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Ciências Humanas. 2012. Lisboa).  

Contribuição entre 45€ e 90€ (Ao critério da disponibilidade pessoal. Acreditamos que cada pessoa poderá contribuir com um valor justo e equilibrado para todos). Refeições partilhadas. Número de vagas limitadas.  

Local: Associação Florescer Largo do Mercado 1, Linda-a-Velha Mais informações e inscrições: info@florescer.pt . 964845558