Eventos

17 Março 2024

Ciclo de Encontros: O Arquétipo da Mulher Selvagem

 

_ _ _ Encontros a decorrer na Florescer _ _ _

 

 
 
No próximo dia 17 de março vai acontecer mais um círculo de partilha, do Ciclo de Encontros: O Arquétipo da Mulher Selvagem.
Continua este apelo em despertar o coração, a mente e o corpo em torno deste arquétipo feminino. Se sentirem o mesmo, juntemo-nos, mulheres, homens, todos os géneros.
Este ciclo de encontros é baseado no livro “Mulheres que Correm com os Lobos: Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem”, de Clarissa Pinkola Estés.
É uma proposta de partilha e reflexão aberta a todas as pessoas que pretendam aprofundar a sua essência. Ao longo do ciclo de leitura e de partilha, iremos aprofundar o autoconhecimento, num espaço seguro de sabedoria coletiva, com uma comunicação através do coração, baseada no Way of Council.
À semelhança de um processo de iniciação, faremos um mergulho pessoal na sabedoria ancestral revelada nos contos tradicionais deste livro de referência. O convite é participarmos em todos os encontros como se estivéssemos a ler o livro em conjunto e a conectar as suas histórias com as nossas vidas.
A inspiração para este trabalho é escutar: “Quais são as histórias pessoais que são acordadas pelos mitos do arquétipo da mulher selvagem?”
Em cada encontro vamos ler um conto do livro, sentir como ecoa em cada um/a de nós, vamos acordar histórias pessoais e partilhá-las, livremente, para que sejam vistas e escutadas no espelho do círculo.
Ao reunirmo-nos com esta intenção podem surgir respostas a determinadas questões das nossas vidas, podemos tomar consciência dos nossos padrões e processos internos, podemos ter sonhos e insights relacionados com os temas partilhados. As possibilidades de abertura, integração e transformação são inúmeras e dependem de cada um/a de nós. O convite a uma leitura das nossas vidas está feito.
Uma manhã, um domingo, um ciclo de dez círculos, um conto, muitas histórias pessoais. Bem-vindos/as!
“Contos de fadas, lendas e histórias proporcionam interpretações que tornam os nossos pontos de vista mais apurados, permitindo-nos escolher e retomar o caminho da natureza selvagem. O ensinamento que podemos colher na história assegura-nos que o caminho não se esgotou, pelo contrário, conduz as mulheres às profundezas, a um conhecimento ainda mais intenso de si mesmas. Os caminhos que todas nós seguimos são os que levam ao nosso Eu selvagem, inato, instintivo.” (p.17)
Fonte: Estés, Clarissa Pinkola (2016). “Mulheres que Correm com os Lobos: Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem”. Barcarena. Marcador Editora.
_ _ _
Próximo encontro:
17 mar | A Mulher Esqueleto
Encontros:
21 janeiro | A Menina Sem Mãos
25 fev | O Urso da Lua Crescente
17 mar | A Mulher Esqueleto
14 abr | A Menina dos Fósforos
12 mai | Vassilissa, a Sábia
16 jun | O Patinho Feio
7 jul | Manawee, Hino ao Homem Selvagem
set | Pele de Foca, Pele de Alma
out | O Barba Azul
nov | Os Sapatos Vermelhos
_ _ _
Local: Florescer - Associação de Educação Global | Linda-a-Velha, Oeiras. https://florescer.pt/contactos
10h | Abertura do espaço
10:30h - 12:30h | Círculo
De modo a garantir o seu lugar no círculo realize a inscrição (vagas limitadas). As inscrições serão realizadas por encontro. Realçamos a importância da sua presença ao longo de todo o ciclo, para uma integração completa da proposta.
Contribuição de referência: 10€ a 20€/círculo, mediante disponibilidade. A indisponibilidade financeira não impede a sua participação. Uma parte das receitas reverte para a Associação Florescer.
O que trazer? Tudo o que precisar para se sentir confortável (ex: almofada extra, manta, garrafa de água, um bloco de notas) e o coração aberto!
_ _ _
 
Facilitação | Mª Teresa Mendes
Senti este apelo de aprofundar os contos deste livro com outras pessoas, em council, como um processo de florescimento pessoal e coletivo. Ao ler este livro o processo de integração e de alinhamento foi acontecendo de uma forma tão natural, quanto surpreendente. Os contos tradicionais e as reflexões da autora, escritas de uma forma tão simples, profunda e bem fundamentada, tranquilizaram a minha natureza selvagem. Uma natureza que amadureceu e descansou, nesta corrida da vida.
A minha formação é em organização e gestão de empresas, pedagogia social e ciências da educação. Sou uma empreendedora social, apaixonada pela área da educação e pela facilitação de processos de inovação (brilhar.pt; florescer.pt). Faz parte deste percurso o desenvolvimento e a gestão de equipas em organizações empresariais e sociais, em redes locais, nacionais e internacionais. A facilitação de círculos em sociocracia e em way of council, desde há vários anos, contribui para o desenvolvimento desta missão de vida, alinhada com estes encontros temáticos.
Agradeço à minha amiga Salomé Martins pelo incentivo e impulso em realizar este ciclo de encontros! Foi um grande processo de aprendizagem e aceitação da nossa natureza.
Data do Evento: 
Domingo, 17 Março, 2024 - 10:30 a 12:30
Destaque na Homepage: