Estudos e Investigações

  • Global Education Report Portugal
    O Relatório sobre a Educação para o Desenvolvimento e Educação Global em Portugal, elaborado pelo GENE – Global Education Network Europe  – foi apresentado no Fórum de Educação pelo Desenvolvimento, realizado na Assembleia da República, em 28 de outubro de 2014. Este Relatório resulta do processo de Peer Review (Revisão pelos Pares), na sequência da visita de uma equipa internacional do GENE a Portugal, ocorrida em 2013.Através de um processo de investigação e de várias entrevistas com os principais intervenientes, a equipa internacional do GENE recolheu informação, apresentou perspetivas críticas sobre o estado atual da Educação para o Desenvolvimento e Educação Global em Portugal e formulou recomendações sobre as possibilidades de desenvolvimento futuro.  Ver mais...
  • "As capacidades intelectuais são também essenciais nesta visão holística da educação e o sucesso académico é um dos factores a realçar. Ao contrário do que as críticas apontam existem evidências de que a educação progressista é, pelo menos, tão eficaz quanto a educação tradicional na promoção do sucesso académico." Ver mais...
  • "Em consonância com esta abordagem integral, Miller (2006) refere que não existe um formato específico de um currículo holístico, mas existem várias abordagens e métodos utilizados."  Ver mais...
  • "A educação empreendedora desenvolve-se quando as características de todo o sistema escolar permitem o desenvolvimento integral do ser humano (...) quando as qualidades de atenção, conexão e reflexão-acção são desenvolvidas nas escolas de um modo sistémico." Ver mais...