"Em consonância com esta abordagem integral, Miller (2006) refere que não existe um formato específico de um currículo holístico, mas existem várias abordagens e métodos utilizados. Não obstante, o autor refere algumas características gerais comuns aos vários ambientes educativos que seguem esta perspectiva holística (ver tabela seguinte).
.
.
Tabela 6. Características Gerais de Ambientes de Aprendizagem Holísticos (294)
1. Vários caminhos de aprendizagem |
|
2. Sentido de comunidade
|
|
3. Vida interior
|
|
4. Natureza
|
|
.
Notas: (294) Miller, 2006. Ambientes de aprendizagem em comparação com os meios escolares tradicionais. Nota: Foi realizada adaptação do texto original para tabela. (295) Termo utilizado pela femininista Riane Eisler (2000) referido em Miller, 2006. (296) Termo utilizado por David Orr, 1992 referido em Miller, R. (2006). Educating the Child’s “Inner Power”. Recuperado em 2009, Janeiro 27 de http://www.pathsoflearning.net/articles_Educating_Childs_Inner_Power.php."
Fonte: Mendes, M.T. (2011, p.139-140). Educação empreendedora. Uma visão holística do empreendedorismo na educação. Tese de Mestrado Ciências da Educação (versão não publicada). Univ. Católica Portuguesa. Faculdade Ciências Humanas. Lisboa.