Ciclo de encontros sobre educação

cartaz encontros educação net  

Aqui fica um resumo, pleno de gratidão:

No dia 31 de janeiro abrimos o Ciclo de Encontros de Educação em Torres Vedras. Foi especial em todos os sentidos! Fizemos uma conversa em círculo só com crianças ... um círculo da comunidade florescer… uma roda com 50 pessoas … os fundamentos das nossas práticas ... partilhas tão profundas … um despertar coletivo!
 
Aqui fica a partilha de uma pessoa que esteve no encontro e algumas fotografias do encontro: Www.facebook.com/cicloencontroseducacao
 
No passado sábado realizou-se em Torres Vedras o primeiro dia de um ciclo de encontros sobre educação. Neste post vou partilhar convosco os meus sentires neste dia. Foi uma tarde com muita emoção para mim. O encontro começou com a apresentação da Florescer e seguiu-se um Workshop também a cargo da Florescer. "A Florescer – Associação de Educação Global é uma organização, sem fins lucrativos, criada com a finalidade de implementar uma educação global e inovadora que faça convergir as áreas da educação, ecologia, saúde, cultura, tecnologia e solidariedade social. A Associação tem por missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e comunidades que assumem uma presença ativa e responsável no mundo. A Florescer desenvolve vários projetos com enfoque numa educação global e comunitária" (http://florescer.pt/florescer-quem-somos/). Apercebi-me que a Forescer vai beber a várias filosofias/ modelos educacionais como sendo a Pedagogia Waldorf e a Escola da Ponte do professor Pacheco. Neste dia estiveram presentes as fundadoras, mentoras e orientadoras desta asscoiação Teresa Manuel e Teresa Mendes, voluntários da associação, pais e crianças que frequentam a comunidade de aprendizagem. No workshop da Florescer foi possível perceber como se desenrola um dia no centro de aprendizagem. Existe flexibilidade de horários e portanto cada criança é acolhida e integrada à hora que chega. A roda dos bons dias apela à conexão da criança com a Natureza através de uma bonita canção acompanhada por gestos ternurentos. Consegui sentir vários valores e pilares durante este ws. A tolerância, a escuta do outro, a partilha, a cidadania consciente (entre tantos outros). Identifiquei-me, também, com a forma holistica com que a criança é cuidada (Waldorf). Gosto do conceito de comunidade de aprendizagem que está a ser praticado no qual o espaço fisico onde está instalado o centro de aprendizagem é o núcleo. E, em torno deste se vão desenvolvendo outros "braços" do núcleo tornando viva e rica esta "como uma unidade" envolvendo e alcançado outros agentes da sociedade civil. Para mim, também faz sentido uma "escola" assim. Sem muros, envolvida com os vizinhos mais próximos e mais distantes. Entenda-se como vizinhos cidadãos e organizações do meio envolvente. Durante o ws houve uma atividade que me maravilhou particularmente. As crianças presentes foram convidadas a sentar em roda e conversarem sobre um tema. Só elas iriam explanar sobre ele, enquanto nós adultos, contemplávamos curiosos o que aquelas crianças tinham a dizer sobre...Educação. O tema lançado foi educação, escola,... Estavam presentes crianças que frequentam a Florescer e crianças que frequentam a escola tradicional. Senti que as crianças que frequentam a Florescer têm um discurso mais fluído, falam de forma mais tranquila e positiva e sentem-se felizes com o seu dia-a-dia que, como elas dizem, estão sempre a brincar e aprendem assim. Por outro lado, as crianças que frequentam a escola demonstram inquietação quando falam. O discurso é de infelicidade face aos trabalhos de casa, à carga horária e ao reduzido tempo de recreio. E quando uma criança que frequenta a escola pública perguntou a uma criança que frequenta a Florescer se eles faziam testes, esta respondeu "O que são testes?" Ao que a primeira respondeu "Testes são uma coisa chata, que dão muito trabalho, temos que estudar". Outras partilhas poderia aqui fazer mas, o brilho dos olhos e a felicidade do coração não chegariam até vós. Para além de toda esta experiência foi um dia importante para mim pois, conheci pessoas que estão dispostas a ajudar-me (nos) nos nossos projetos. É muito gratificante saber que por este Portugal se está a espalhar esta (r)evolução silenciosa. É cada vez mais consistente em mim este desejo de ação! No próximo sábado rumamos de novo a Torres Vedras. Abraço em amor
R.A.
 
 

    Dia 31.1.2015 (Sábado) Local: Torres Vedras - Estufa Plataforma Cultural

Sessão de trans-formação “Florescer na educação em Torres Vedras” Temas em partilha:

  • Consciência pessoal e coletiva trans-formativa da educação
  • Experiências diárias: testemunhos de crianças e de voluntários da Florescer
  • Aprendizagem num contexto real e comunitário
  • O ensino doméstico numa abordagem comunitária
  • Fundamentos de uma educação global, empreendora e participativa
  • Casos de estudo da Escola da Ponte e da Pedagogia Waldorf (pontos de encontro nas diferentes abordagens holísticas e participativas)
  • Comunidades de aprendizagem e o trabalho em rede local e nacional (Rede Educação Viva)

Agenda: 15h-15.50h - Sessão de partilha - Apresentação da Florescer

  • Momento artístico - Vídeo de apresentação da Florescer
  • Associação de Educação Global
  • Sessão aberta sobre a comunidade de aprendizagem “Florescer em Linda-a-Velha”, incluindo resumo das atividades da associação (*)  

16h-20h - Sessão de trans-formação - Workshop com a Florescer

  • Roda rítmica com “desafios”
  • Círculo de crianças da Florescer com o tema “A aprendizagem nas nossas vidas” (convite-aberto à participação de mais crianças)
  • Partilha de experiências de voluntários/ comunidade da Florescer (Nuno Seabra e Grupo “Sente Isto”)
  • Tese de Mestrado em Ciências da Educação: Educação Empreendedora “Uma Visão Holística do Empreendedorismo na Educação”, com o estudo de caso da Escola da Ponte. Teresa Mendes.
  • A Pedagogia Waldorf para além do Método. Terapia Artística (“dar e receber ... devia ser a nossa forma de viver”. Trabalho com barro). Teresa Manuel.
  • A aprendizagem num novo ciclo: soluções simples e profundas, práticas e transformadoras.  

Sessão dinamizada por: Teresa Mendes e Teresa Manuel (co-fundadoras da Associação Florescer), em conjunto com crianças integradas nos projetos da Florescer (1º e 2º ciclos) e voluntários da comunidade (Nuno Seabra, Grupo “Sente Isto”).  

Resumo da Associação (*) A Florescer – Associação de Educação Global é uma organização, sem fins lucrativos, criada com a finalidade de implementar uma educação global e inovadora que faça convergir as áreas da educação, ecologia, saúde, cultura, tecnologia e solidariedade social. A Associação tem por missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e comunidades que assumem uma presença ativa e responsável no mundo. A Florescer desenvolve vários projetos com enfoque numa educação global e comunitária:

  • Centro de educação global (centro de estudos).
  • Centro de aprendizagem integrado num centro comunitário.
  • Programa de trans-formação em educação global.
  • Projeto “Florescer em família” com auto-desenvolvimento parental.
  • Projeto “Primeiros passos” - oficinas de aprendizagem comunitária com famílias e crianças até aos 6 anos de idade.
  • Sessões de terapia artística em grupo.
  • Eventos e palestras a nível nacional.
  • Apoio a outros projetos educativos/comunitários a nível nacional.
  • Co-fundadora da Enraizar – Associação de Aprendizagem Comunitária. 
  • Co-fundadora da Rede Educação Viva.