Evento "Bora mudar a escola?!"

 

Encontro: Bora mudar a escola?! dia 22 de outubro. Almada.
https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-bora-mudar-a-escola-22-out-margem-sul-28188676089
https://www.facebook.com/events/1834675933485264/

Inscrevam-se e participem!

Vamos em conjunto desenvolver uma comunidade de partilha e aprendizagem, estimulante e participativa, num encontro com dinâmicas para todas as idades. Todos juntos… jovens, crianças e adultos da comunidade alargada da margem sul e de Lisboa, vamos sonhar, repensar e co-criar  a escola do séc. XXI.
O evento é organizado pela Rede Educação Viva, pela Comunidade João Sem Medo e por parceiros locais,  Câmara Municipal de Almada e Centros de Formação de Professores de Almada e Seixal.
Objetivos: 
- Unir jovens, crianças, famílias, escolas (públicas e privadas), professores, educadores, psicólogos, projetos educativos inovadores, instituições, centros de formação, empresas, entidades públicas e comunidade em geral num espaço de escuta e partilha ativa;
- Criar comunidades de aprendizagem assentes em três pilares: “cuidar de nós e dos outros”, “reconfigurar a prática escolar” e “conceber novas construções sociais de aprendizagem”;
- Construir um projeto educativo estruturante para a margem sul com a colaboração de [email protected];
- Vivenciar dinâmicas criativas e participativas que inspirem pessoas e novos projetos;
- Transformar-nos, alargando a nossa perspectiva, questionando de forma aberta, gerando pontos de convergência e elos de união;
- Celebrar os desafios e as oportunidades de mudança.
Público alvo:
Jovens, crianças* (a partir dos 8 anos), famílias, professores, educadores, psicólogos, coordenadores de escolas públicas e privadas, centros de formação de professores, instituições locais (bibliotecas, universidade sénior, etc.), projetos educativos inovadores, entidades públicas, empresas, poder local, associações e comunidade em geral.
*Crianças que não participem no evento serão bem vindas desde que acompanhadas por um adulto responsável, uma vez que a organização não se responsabiliza pelos seus cuidados. Vamos contemplar um espaço, que deverá ser cuidado por todos, com alguns materiais para a realização de atividades livres (desenho, pintura, jogos tradicionais, etc.)

Programa:
9.30h Recepção (Chegada dos participantes)
9.45h Apresentação e dinâmica de abertura “Despertar o corpo, o coração e a mente”
10.20h  “Bora lá falar sobre a escola!”  Jovens, crianças e adultos à conversa sobre a educação. (Dinâmica World Café. 
12.30h  Yoga, Dança, Grafites, Jogos tradicionais
13.00h  Almoço
14.00h  MicroContos : Histórias de um ouvido ao outro
14.30h  Dinâmica de Reunião  “Religar o corpo, o coração e a mente” 
14.45h  Bora lá sonhar a escola! Jovens, crianças e adultos a criar Juntos.  (Dinâmica Design Thinking)
16.30h  Pausa 
16.50h  Workshops em simultâneo (para todas as idades com inscrição antecipada no dia do encontro).

  • “Passa-te +” (Facilitador: José Soutelinho, Desperturor)
  • Livros pensadores "Saudades do tempo de brincadeiras" (Facilitadora: Ana Aires Breysse, Livres Pensadores)
  • “O que significa trabalhar em rede?”. Rede Educação Viva (Facilitadora: Maria Teresa Mendes, Rede Educação Viva e Florescer - Associação de Educação Global e Rafaela Basílio e Carla Ferreira - Núcleo Torres Vedras da Rede Educação Viva)
  • Mindful & Empathy Café (Comunicação Não-Violenta) (Facilitador: Allan Sousa, Projeto Oxigénio)

18.30h  Celebração. Partilha final e danças circulares.
19.00h  Encerramento

Alimentação 
Iremos contar com a colaboração do supermercado biológico 4BIOProjeto 270  e a Organic para facilitar snack da manhã, almoço e lanche da tarde. Refeições biológicas, saudáveis, tradicionais e vegetarianas.
Creditação
Estamos em estreita parceria com os Centros de Formação de Professores de Almada e Seixal. Assim sendo, o encontro será Acreditado através de duas Ações de Curta Duração (uma de manhã, “Bora lá falar sobre a escola” e outra da parte da tarde, “Bora lá sonhar a escola!”). Para os interessados em receber os respetivos certificados será necessário efetuar, no dia do evento, o pagamento de 5 euros por cada uma das ações. 
Caso haja alguma dúvida contacte Ana Regina Martins - [email protected]