Florescer na Visão Júnior: "Estudar sem ter de ir à escola"

http://visao.sapo.pt/visaojunior/revista/2016-05-03-VISAO-Junior-de-maio

Texto: Ana Esteves

Fotos: José Oliveira

 

Na Visão Júnior de maio podem encontrar um artigo sobre ensino doméstico, que fala sobre uma criança que frequenta o Centro de Educação Global da Florescer. 

"Miguel Costa, 9 anos, está no 4º ano de escolaridade em Ensino Doméstico. Mas não fica em casa todas as manhãs, como acontece com Gustavo e com Laura. Frequenta um centro de aprendizagem, juntamente com mais dez pessoas com idades entre os 6 e os 10 anos.

No início de cada dia, descalçam-se à porta do centro e sentam-se em círculo, no chão, de pernas cruzadas, para alguns minutos de silêncio. Nesses momentos tentam relaxar. Depois partilham alguma experiência ou acontecimento, pode ser um sonho que tiveram de noite ou um programa que tenham feito em família - qualquer coisa que queiram mostrar ou contar.

O centro em Linda-a-Velha, que faz parte da Florescer - Associação de Educação Global, defende que as pessoas devem aprender descobrindo por si mesmas - mais do que sendo ensinadas. Assim, é Miguel quem contrói o seu Roteiro de Aprendizagem, quinzenalmente, escolhendo áreas de estudo que fazem parte dos programas do Ministério da Educação, mas não obedecendo a qualquer ordem estabelecida. Também é ele quem decide como vai trabalhar cada tema.

"Trabalhamos com projetos e desafios, não temos aulas, como na escola", explica Miguel. "Gosto mais assim, porque posso decidir o que vou aprender. Gosto muito de fazer projetos em grupo." Miguel frequentou a escola mas não sente falta. Sente-se bem no centro, onde não há testes, nem notas e onde há muitas saídas e passeios na floresta.

Mensalmente, distribuem-se por Grupos de Responsabilidade: há os responsáveis pela biblioteca, pelas plantas e pelos materiais, pela casa de banho, pelo dinheiro... E os mais velhos têm a seu cargo um dos mais novos - são tutores - e devem ajudá-los no que for preciso."

p.49-p.52