A Associação Florescer tem um Núcleo de Investigação e Desenvolvimento com a finalidade de promover investigação de práticas inovadoras na educação e a criação de plataformas de partilha na área, incluindo o site: http://educacaoglobal.pt e Mediateca online da Florescer.
Este Núcleo tem grupo de trabalho com estudos de investigação-ação, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento em diversas áreas e com diferentes universidades (um estudo referenciado no Brasil).
Investigadores com estudos apoiados pelo Núcleo de Investigação e Desenvolvimento da Associação Florescer:
* Estudos concluídos *
Ana Pinho . Curso de Arte Terapia Antroposófica; Projeto final de curso - Prática de terapia artística aplicada em contexto de aprendizagem; Apoio exclusivo a uma criança integrada no Projeto Aprender em Círculo.
Diogo Reis . ISCTE - Escola de Tecnologias e Arquitetura; Mestrado em Robótica.
Margarida Magalhães . Universidade Aberta; Estudo de investigação-ação: Educação Global com Khan Academy, na Florescer; Oficinas Khan Academy e Artigo (não publicado).
Maria Teresa Mendes . Universidade Católica Portuguesa - Fac. Ciências Humanas; Mestrado em Ciências da Educação; Estudo prévio para a criação e desenvolvimento da Associação Florescer; "Educação empreendedora. Uma visão holística do empreendedorismo na educação". https://florescer.pt/tese-educacao-empreendedora
Raquel Pacheco . Universidade do Algarve, CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação; Doutoramento em Estudos Artísticos; Projeto: "Uma aventura na Florescer". https://florescer.pt/cinema-e-educacao
Tathyana Gouveia da Silva . Fac. Educação da Universidade de São Paulo, Brasil; Doutoramento em Educação.
* Estudos em curso *
Isabel Saraiva . Universidade Aberta; Mestrado em Ciências da Educação; Supervisão Pedagógica; "Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico. Um estudo de caso."
Rayana Lippmann . Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Doutoramento em Educação, Especialidade Psicologia da Educação; Área: Autonomia em contexto de aprendizagem; Estudo de caso: Projeto Aprender em Círculo.
* Projetos de investigação (não concluídos) *
Sónia Ventura . Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; doutoramento em Educação, especialidade Psicologia da Educação; Área: Representações Sociais das Competências para o século XXI: perspetiva dos/as professores/as; Estudo de caso: Projeto Aprender em Círculo.
Francisca Monteiro . Universidade Lusófona; Doutoramento em Educação.
Rita Andrade . ISCTE-IUL; Mestrado em Educação e Sociedade.
Agradecemos o apoio e parcerias para o desenvolvimento desta área. Se quiser desenvolver projetos de investigação, integrar a equipa, apoiar, estabelecer parcerias ou obter mais informação, contacte-nos: [email protected]