O Novo Humanismo na época das Neurociências e da Inteligência Artificial
A Associação Florescer participou no debate "O papel da educação na era das neurociências e da inteligência artifical", representada por Maria Teresa Mendes, a convite da Universidade Católica Portuguesa que se encontra a desenvolver um projeto de investigação de âmbito internacional (nhnai.org), o qual tem como objetivo promover uma discussão alargada, na sociedade, sobre as implicações dos avanços tecnológicos e científicos mais recentes para várias áreas, incluindo a educação.
Em muito agradecemos o convite e a colaboração, sobre um tema que é tão relevante debater na atualidade. Foi um encontro muito interessante, cujos resultados podem ser confirmados online:
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Resultados do debate:
Rede internacional:
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O papel da educação na era das neurociências e da inteligência artificial
Universidade Católica Portuguesa, 18 de março de 2023
Os avanços científicos e tecnológicos dos últimos anos comportam muitas mudanças para a área da educação. Assim, é relevante discutir os valores e competências que, na era atual, interessa promover no contexto educativo, tendo em vista o desenvolvimento das pessoas em várias dimensões além da cognitiva.
Adicionalmente, o acesso generalizado à Internet permite aumentar a autonomia individual na obtenção de informação, o que justifica que repensemos o papel da educação na era atual.
Por fim, face ao risco de os avanços nas neurociências e na inteligência artificial poderem ser utilizados de forma potencialmente prejudicial para a sociedade (por exemplo, é possível manipular neurónios em laboratório; é possível recorrer a ferramentas de inteligência artificial para disseminar informação falsa e/ou manipular imagens e vídeos), a educação pode constituir uma via para minimizar estas ameaças.
Neste âmbito, é importante promover a discussão sobre diversas questões:
- Que competências, valores e/ou características humanas devem ser estimuladas em todas as pessoas?
- Como é que a educação pode apoiar o desenvolvimento das pessoas enquanto seres humanos?
- À medida que os robôs adquirem mais características humanas, como podem os humanos ser menos como robôs?
- Numa era em que a informação está cada vez mais acessível a todos, qual o papel da educação na nossa formação?
- Que papel pode ter a educação na prevenção de maus usos da inteligência artificial e das neurociências?