Núcleo I & D

A Associação Florescer tem um Núcleo de Investigação e Desenvolvimento com a finalidade de promover investigação de práticas inovadoras na educação e a criação de plataformas de partilha na área, incluindo o site: http://educacaoglobal.pt e Mediateca online da Florescer.

Este Núcleo tem grupo de trabalho com estudos de investigação-ação, mestrado, doutoramento, pós-doutoramento em diversas áreas e com diferentes universidades (um estudo referenciado no Brasil). 

Investigadores com estudos apoiados pelo Núcleo de Investigação e Desenvolvimento da Associação Florescer:

 

* Estudos concluídos *

Ana Pinho . Curso de Arte Terapia Antroposófica; Projeto final de curso - Prática de terapia artística aplicada em contexto de aprendizagem; Apoio exclusivo a uma criança integrada no Projeto Aprender em Círculo.

Diogo Reis . ISCTE - Escola de Tecnologias e Arquitetura; Mestrado em Robótica.

Isabel Saraiva . Universidade Aberta; Mestrado em Ciências da Educação; Supervisão Pedagógica; "Práticas colaborativas de ensino e aprendizagem: perspetivas de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico. Um estudo de caso."

Margarida Magalhães . Universidade Aberta; Estudo de investigação-ação: Educação Global com Khan Academy, na Florescer; Oficinas Khan Academy e Artigo (não publicado).

Maria Teresa Mendes . Universidade Católica Portuguesa - Fac. Ciências Humanas; Mestrado em Ciências da Educação; Estudo prévio para a criação e desenvolvimento da Associação Florescer; "Educação empreendedora. Uma visão holística do empreendedorismo na educação".  https://florescer.pt/tese-educacao-empreendedora

Raquel Pacheco . Universidade do Algarve, CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação; Doutoramento em Estudos Artísticos; Projeto: "Uma aventura na Florescer". https://florescer.pt/cinema-e-educacao

Tathyana Gouveia da Silva . Fac. Educação da Universidade de São Paulo, Brasil; Doutoramento em Educação. 

  

* Projetos de investigação (não concluídos) *

Sónia Ventura . Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; doutoramento em Educação, especialidade Psicologia da Educação; Área: Representações Sociais das Competências para o século XXI: perspetiva dos/as professores/as; Estudo de caso: Projeto Aprender em Círculo.

Francisca Monteiro . Universidade Lusófona; Doutoramento em Educação.

Rayana Lippmann . Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Doutoramento em Educação, Especialidade Psicologia da Educação; Área: Autonomia em contexto de aprendizagem; Estudo de caso: Projeto Aprender em Círculo.

Rita Andrade . ISCTE-IUL; Mestrado em Educação e Sociedade.

 

Agradecemos o apoio e parcerias para o desenvolvimento desta área. Se quiser desenvolver projetos de investigação, integrar a equipa, apoiar, estabelecer parcerias ou obter mais informação, contacte-nos: [email protected]