Premio Programa VINCI para a Cidadania

 

 

Centro de Aprendizagem Global da Associação Florescer

ganha prémio do Programa Vinci para a Cidadania

 

O Centro de Aprendizagem Global da Associação Florescer, ganhou um dos apoios do Programa Vinci para a Cidadania, com o projeto Florescer na Outurela, que visa apadrinhar crianças do Bairro da Outurela, no Concelho de Oeiras, em atividades lúdico-pedagógicas diferenciadoras. 

Florescer na Outurela é um projeto de educação e inovação social, que desenvolve processos de transformação na escola pública, envolvendo as crianças e a comunidade educativa em atividades de desenvolvimento pedagógico, pessoal e social. 

O apoio do Programa Vinci para a Cidadania possibilita a participação de duas turmas do 1º ciclo do ensino básico, durante o ano letivo de 2022/2023. O Projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, ao nível dos transportes, e é apadrinhado por Joana Morgado, da Axians DC, a quem muito agradecemos o apoio e a disponibilidade de colaboração.

Enquadrado na missão da Florescer, com base na experiência de dez anos do Centro de Aprendizagem Global, Florescer na Outurela possibilita agora a participação de crianças do bairro Outurela-Carnaxide em diversas atividades diferenciadoras, tais como, Oficinas de Emoções e Oficinas de Aprendizagem. 

As Oficinas das Emoções realizam-se na escola EB1 Amélia Vieira Luís com práticas de aprendizagem em círculo, terapia artística, mindfulness e comunicação autêntica, círculos de partilha e jogos colaborativos.

As Oficinas de Aprendizagem decorrem no Centro da Florescer com projetos multidisciplinares e comunitários, gestão participativa das crianças, rodas rítmicas, aprendizagens no exterior e em contexto real - horta comunitária, bairro, Jamor - orientação pedagógica e formação-ação de professores.

Agradecemos o apoio do Programa VINCI para a Cidadania que contribui para o desenvolvimento socioeconómico, assumido por este grupo que integra uma rede alargada de Fundações, Fundos e Programas presentes em vários países.