Alexandra Fidalgo

Sou mãe, investigadora e professora. Por esta ordem.

Quis ser médica, escritora, tradutora e atriz. Acabei licenciada em Engenharia Química, mestrada em Ciência de Materiais, doutorada em Química e com alguns pós-doutoramentos em áreas afins. Ao longo desse percurso fiz outras formações, em áreas tão diversas como empreendedorismo e ensino. Atualmente sou professora na área de matemática e técnicas quantitativas da Universidade Europeia e já fui professora de matemática, química e física do 7º ao 12º ano de escolaridade.

O meu melhor projeto em curso? Ser mãe.

A minha paixão? Aprender. Sempre pautei a minha vida por aprofundar a minha avidez natural de conhecimento e sinto-me realizada sempre que posso crescer dessa forma.

A minha missão? Transmitir a minha paixão a crianças e jovens. Procuro desenvolver o seu sentido crítico para a vida, numa lógica de respeito pelos outros, mas sempre visando a salvaguarda dos seus interesses pessoais, de modo a que em cada momento possam sentir-se seguros de que têm todas as ferramentas necessárias e podem dar o seu melhor perante a vida e a comunidade em que estão inseridos. Procuro ajudar a formar pessoas cumpridoras e preparadas para se sentirem orgulhosas das suas competências.

Aos seis anos, queria ser astronauta! É bom olhar para trás e ver o quanto já voei…