Maria Teresa Mendes

Maria Teresa Mendes. Nascida em Dezembro de 1976. teresa.mendes@florescer.pt 

“Quando compreendi o que me fazia brilhar os olhos assumi essa responsabilidade, em todos os sentidos. Contribuir para a inovação da educação e da sociedade, criando redes e abrindo portas para que cada pessoa possa florescer no seu mundo, o mundo de todos nós."

Mestrado em ciências da educação (Universidade Católica Portuguesa - F. Ciências Humanas, 2012), com a tese: “Educação Empreendedora – Uma visão holística do empreendedorismo na educação”, estudo de caso da Escola da Ponte. Especialização em pedagogia social (Universidade Católica Portuguesa, 2005). Licenciatura em organização e gestão de empresas, especialidade em Marketing (ISCTE, 1999).

Experiência na área de gestão e consultoria, formação, empreendedorismo, comunicação (publicidade e rádio), redes e projetos comunitários, inovação social e educação global. Destaca-se a colaboração na European Council Network e na Rede Way of Council Portugal. 

 

Co-fundadora, presidente da Florescer – Associação de Educação Global.

Co-fundadora de várias organizações:

Candeia - Associação para a Animação de Crianças e Jovens 

Enraizar – Associação de Aprendizagem Comunitária

Raízes - Associação de Apoio à Criança e ao Jovem

Rede Educação Viva

Vizinhar - Cooperativa de Desenvolvimento Local

 

Publicações, em co-autoria:

"Aprender - Outro nome que a vida poderia ter". Editora Vieira da Silva (2018).

"Carta de Criação de Negócios para a Inclusão". Kit de Animação e Desenvolvimento LocalK'Cidade - Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano (2007)

"Guião de Educação para o Empreendedorismo". Coleção Educação para a Cidadania. Ministério da Educação. Direção-geral de Inovação e de Desenvolvimento (2006)