Rute Lopes

Rute Lopes, nascida em Lisboa a 19 de Março de 1976.

rute.lopes@florescer.pt

 

Co-fundadora da FLORESCER – Associação de Educação Global.

Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, com especialização em Marketing.

Pós-graduada em Dança na Comunidade pela FMH.

Formadora certificada pelo IEFP.

 

"Com um percurso escolar “exemplar” aos olhos da sociedade, chego sem dificuldades a uma universidade de Gestão, para fazer uma licenciatura “de sucesso garantido”. No entanto, vivia com a sensação de que não deveria estar no sítio certo, de que não era bem aquilo que me fazia feliz. Ao fazer testes psicotécnicos, “descubro” que o meu perfil é eminentemente artístico e criativo, explicando de repente toda a minha dedicação à Dança e às Artes em geral, desde pequena, em todos os meus tempos livres.

Começo a questionar que, se a minha educação tivesse sido diferente, se me tivessem ajudado a descobrir quem sou e o que me apaixona, poderia estar noutro “lugar”, a fazer outra coisa... talvez mesmo, ser “outra pessoa”. Quem sou eu “realmente”? E como é que eu, sendo adulta, não sei isso? 

Questões como estas levaram-me a interessar-me pelo tema da Educação, e de como ela muitas vezes nos conduz para um futuro muito pouco diferenciador, como se existissem “normas” e caminhos pré-definidos para se ser “bem-sucedido na vida”. Caminhos estes que, muitas vezes, nos afastam de quem verdadeiramente somos e do que nos faz feliz, por dentro.

Por tudo isto, ajudo a criar a FLORESCER, com o objetivo de contribuir para uma mudança na Educação em Portugal e como forma de promover uma educação holística que dê oportunidade a cada criança de descobrir quem é. 

Hoje, estudo finalmente sobre a matéria que sempre me apaixonou - a Dança - e investigo sobre as formas como também ela pode contribuir para essa mudança na Educação e no dia-a-dia da Escola – uma Dança interdisciplinar, que ajuda a ensinar outras disciplinas, e que contribui para o desenvolvimento socioemocional dos jovens e das crianças."