Soma de resultados: 1+1+1+...

Jardim_Riscas"As capacidades intelectuais são também essenciais nesta visão holística da educação e o sucesso académico é um dos factores a realçar. Ao contrário do que as críticas apontam existem evidências de que a educação progressista é, pelo menos, tão eficaz quanto a educação tradicional na promoção do sucesso académico[1]. O sucesso numa vertente holística implica três objectivos que não se verificam, do mesmo modo, na visão tradicional da educação, tal como refere Kohn[2]:

a) Retenção a longo-prazo de factos ou competências;

b) Compreensão real de ideias a par do pensamento crítico, da criatividade (capacidade de aplicar competências a diferentes tarefas) e de outros resultados intelectuais complexos;

c) Interesse dos alunos no que estão a fazer e a probabilidade de que terão uma contínua motivação para aprender."




[1] Estudo de Kohn (1999) referido em Koegel, 2003.
[2] Kohn (1999:12) referido em Koegel, 2003.
Mendes, M.T. (2011, p.146). Educação empreendedora. Uma visão holística do empreendedorismo na educação. Tese de Mestrado Ciências da Educação (versão não publicada). Univ. Católica Portuguesa. Faculdade Ciências Humanas. Lisboa. 
 
http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/8605