A Associação Florescer dinamiza sessões de terapia artística em grupo na comunidade de aprendizagem Kinoa, uma vez por mês. Local: Kinoa - Comunidade de partilha e aprendizagem. Colégio Um do li tá - Rua Teresa Leitão Barros, Charneca de Caparica. Terapeuta artística: Teresa Manuel, Associação Florescer. Inscrições: [email protected]
A Florescer integra a terapia artística nas suas atividades com crianças e adultos. É através da componente artística que conseguimos plasmar o nosso interior e mostrar os nossos limites valorizando-nos e afirmando a nossa individualidade - expressar a nossa alma. A terapia artística ajuda a superar os obstáculos e as dificuldades emocionais, onde o indivíduo é o agente da sua própria mudança, observador da sua própria obra de arte e autocurador onde reencontra o seu bem estar, harmonia e equilíbrio (saúde). A terapia artística atua na integração do pensar, sentir e querer, sendo uma componente importante tanto ao nível físico como anímico. É aplicada em distúrbios do desenvolvimento em pedagogia e psiquiatria infantil e todos os casos de doenças, desarmonias ou como processo de autoconhecimento e auto desenvolvimento.
* O que é a terapia artística Antroposófica ? * O impulso da terapia artística sucede no início do século XX, tendo como principal fundamento a Antroposofia, ciência espiritual desenvolvida pelo Dr. Rudolf Steiner. Baseia-se na visão do ser humano nos aspetos físico, psíquico (anímico) e espiritual. Foi a partir desta conceção ampliada do ser humano que Rudolf Steiner, juntamente com as médicas Ita Wegmann e Margarethe Hauscka, gerou as bases de ligação entre a medicina e a arte, criando a terapia artística. Em 1962, a Dra. Margarethe Hauscka fundou a primeira escola de terapia artística, em Boll, na Almanha. Este é o método - Dra. Margarethe Hauschka - em que atuamos e que compreende como meios terapêuticos: pintura, desenho e modelagem.
* Oficinas de terapia artística * Sessões de terapia É criado um ambiente confortável e de confiança com o grupo de trabalho que permite que a criança revele o que está por detrás do sintoma. Proporciona-se momentos de interação onde se expressa a forma artística e não verbal.
Tema Os exercícios propostos são desenvolvidos com o intuito de estimular as energias curativas da criança ativando o seu potencial criativo. Os temas estão relacionados com os ritmos das estações do ano, as horas do dia, temas de festividade (natal, páscoa, etc.) ou histórias, mitos e poesia. Nas primeiras sessões de terapia artística é proposto à criança um tema livre para que se possa familiarizar com a técnica e expressar verdadeiramente as suas tendências e conteúdos internos. Estas primeiras impressões ajudam o terapeuta a orientar na indicação dos temas ou exercícios cromáticos essenciais ao processo da criança.
* Métodos terapêuticos * Pintura : Ajuda a alma a respirar (sistema ritmico – sentir). A técnica utilizada é a aguarela que pode ser trabalhada em papel molhado ou seco. No primeiro método, a água contida no papel permite uma maior maleabilidade e fluidez ao pincel levando a criança ao encontro das cores criando espontaneamente novos tons. Este método atua ao nível orgânico estimulando todos os processos de excreção (funções glandulares). No método do papel seco o trabalho é mais moroso e consciente, a pintura é feita em camadas, sendo necessário deixar secar bem a superfície pintada para sobrepor a próxima. Esta técnica é indicada para situações do foro emocional onde o resultado é de transparência e profundidade na luz, possibilitando a vivência de amplos espaços internos, distanciando-se das emoções para trazê-las à consciência. Ambos os métodos permitem à criança encontrar-se (a si mesmo) na ação prática, tomando consciência profunda da respiração através do movimento do pincel. Pinceladas longas e ritmadas colaboram no estímulo e na atenção do ato de inspirar e expirar. Pinceladas curtas e rápidas tendem a contrair a respiração. A pintura artística atua para todas as situações onde o sistema rítmico (respiração e circulação) esteja afetado (sentimentos de medo, ansiedade, stress, asma, bronquites, etc..).
Desenho: Como representação do pensamento (sistema neuro-sensorial: pensar). Faz-se trabalhos ao nível do equilíbrio espacial e da concentração através do desenho de forma e do desenho dinâmico. Estas técnicas auxiliam crianças que tenham dificuldade de concentração, atenção, compreensão lógica de conexão e outros aspetos que afetem mais diretamente o pensar.
Modelagem : É ter a audácia de moldar a nós próprios, penetrando no nosso próprio corpo (sistema metabólico-motor: quer/vontade). Esta técnica é realizada com barro ou cera de abelha (moldar com as mãos) permitindo que a criança tome consciência dos processos que está a vivenciar, desde a plasticidade, possibilidades de transformação até o encontro da forma final. A modelagem mobiliza e harmoniza o agir, beneficia crianças que têm dificuldade ao nível metabólico-motor, ajuda a dar contornos, limites, fortalece a vontade, traz uma força e presença ordenadora para dentro do corpo.